quarta-feira, 21 de março de 2012





 Graciliano Ramos 

  Nasceu no Estado de Alagoas no Dia 27 de outubro de 1882. Na pequena cidade de Quebragulo, lugar onde ele morou por poucos anos.
  Foi casado com a filha de um criador de gado, comprou uma fazenda em Buique em Pernambuco, e levou para lá os filhos e a mulher, Na seca matou Gado, É logo abril uma loja na vila. Na fazenda onde ele morava Conservou as lembranças. Na data de 1899 mudou-se para viçosa, Alagoas e logo para Maceió, onde passa a frequentar o Colégio Quinze de março.
Ao passar do tempo ele volto ao estado de alagoas por causa de uma tragédia familiar, Nessa época, ele deixou de colaborar com os demais periódicos, que isso só ia voltar a exercer daqui aos cinco anos depois. No ano de 1925 marca o inicio do Romance Caetés, Concluído em 1996, mas revisto varias vezes ate 1930.


Capitulo: Fabiano

Fabiano era um cabra, ignorante mais também forte, corajoso e trabalhador.
De tanto andar nas secas com a sua esposa Sinhá Vitoria e seus dois meninos, o Menino Mais novo e o Menino mais velho.
Andando nas Secas Chegaram ate uma fazenda abandonada, eles em tão pouco vivos restavam. Restava tão pouco suficiente para eles ficarem felizes, sobretudo o que Fabiano sentia-se era relaxado, um Homem, ou melhor, sentia–se um bicho, sim ele se considerava um bicho, ele se orgulhava de estarem todos vivos, porque a circunstância era muito difícil.
Fabiano gostava de cuidar de coisas alheias, ele entendia-se bem com a natureza. Com Sua vida seca e difícil, se comunicava com sua família como bicho, pois se sentia assim, gostava de se relacionar dessa forma e era feliz assim. Lembrava-se sempre do seu patrão seu tomas da bolandeira, ele era um homem culto, inteligente que não sabia mandar ,pedia.Fabiano admirava demais ela,tentava ser igualzinho no jeito de falar de modo difícil , enrolado e incompreensível.
Critica                                                                                                                                                      

Fabiano era um cabra arrogante que não gostava de ser criticado, gostava de se sentir como um bicho (cabra), pois se sentia forte e pronto para enfrentar com a mulher e os filhos a situação a qual estava vivendo.
 Mesmo com as aquelas situações que vivia nas secas, ele se sentia bem, pois se contentava com sua vida sofrida e miserável.
Fabiano não gostava de coisas novas, gostava de ser ignorante, e apesar de às vezes querer imitar seu Tomas da bolandeira, o achava um verdadeiro idiota, pois quando a seca chegasse de nada serviria tanta sabedoria.


2 comentários: